Offside de Jafar Panahi estreia em sala

Offside de Jafar Panahi

A longa metragem de Jafar Panahi chega às salas de cinema portuguesas no próximo dia 3 de Novembro. Offside (Fora de Jogo, no título português) foi exibido no IndieLisboa’7 na secção Observatório, na Mostra de Cinema Visões do Sul em 2008 e conquistou o Prémio Especial do Júri no Festival de Berlim em 2006.

O filme conta-nos a forma como raparigas disfarçadas de homens tentam entrar num estádio para assistirem a um jogo de futebol. Uma delas, antes do encontro começar, é presa no posto de controle e posta num recinto mesmo junto ao estádio com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Quando o jogo terminar, serão enviadas para a esquadra.

E apesar da situação, estas raparigas não desistirão. Usam de todos os subterfúgios para ver o jogo. Porque afinal, no Irão, as mulheres também gostam de futebol.

É uma comédia inteligente sobre a luta pelos direitos das mulheres no Irão assinada por um dos realizadores iranianos mais influentes do cinema contemporâneo neste país, que neste momento vive como prisioneiro no Irão, impedido de realizar ou escrever argumentos e proibido de dar entrevistas a meios nacionais ou internacionais.

Offside /Fora de Jogo vai estar em exibição no Cinema City Classic Alvalade.

About these ads
Com as etiquetas

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d bloggers like this: